O que é?
Prezado Paciente
As informações aqui contidas têm por objetivo orientá-lo sobre o Ceratocone e as formas de tratamento dessa patologia.
O diagnóstico dessa doença tem aumentado muitos nos últimos tempos porque um número cada vez maior de míopes procura a cura pelo Excimer Laser e, ao fazê-lo submetem-se ao exame de topografia corneana. Este exame mostra a forma da córnea e permite assim identificar de imediato o Ceratocone.
O Ceratocone decorre de um enfraquecimento da córnea, e por isso, não se presta à correção por laser. A tolerância às lentes de contato nem sempre é adequada, e a visão com óculos é muito ruim.
Por isso, desenvolvemos um tratamento alternativo que possibilita a rápida recuperação visual, além de permitir o uso de óculos ou lentes de contato, se necessário.
Este novo método de tratamento é reconhecido mundialmente, e mais de 2.000 pacientes já se submeteram à intervenção, com sucesso.
Leia atentamente as informações e, em caso de dúvidas, não hesite em nos contatar.
A palavra Ceratocone é formada de duas palavras gregas: Kerato, que significa córnea, e Konos, que significa cone. O Ceratocone é uma condição em que a forma normalmente arredondada da córnea é distorcida e desenvolve uma protuberância em forma de cone, resultando em prejuízo à visão. O progresso da doença depende da idade do paciente na época de seu aparecimento. Quanto mais precoce o aparecimento, mais rápida a evolução. A doença é sempre bilateral e assimétrica.
O que causa?
O Ceratocone é uma doença hereditária e às vezes pode saltar gerações. Ele surge habitualmente na puberdade e, com frequência, está associado a fenômenos alérgicos. Coçar os olhos pode provocar o avanço da doença.
Como é tratrado?
Óculos: Nos estágios iniciais.
Lentes de contato rígidas: Quando os óculos não resolvem.
Implante intracorneano: Quando não há tolerância a lentes de contato e quando o processo está em evolução.
Transplante de córnea: Em estágios muito avançados. Nos primeiros estágios, o paciente pode fazer o uso de óculos. À medida que a doença progride, o aumento do afinamento e protuberância da córnea cria um astigmatismo irregular elevado. Como isso não é corrigível com óculos, usam-se, nestes casos, as lentes de contato RGP (rígidas gás-oermeáveis). Embora as lentes de contato proporcionem uma melhoria de visão, usá-las não altera a progressão da doença.