Patologias

Blefarite

É uma inflamação na linha dos cílios. Os cílios nascem em torno dos olhos e nessa parte existem pequenos poros por onde a secreção oleosa e transpiração saem. Quando esses poros ficam entupidos, devido geralmente a infecções por estafilococos ou excesso de secreção gordurosa pelas glândulas de Meibômio, ocorre a blefarite. Para tratá-la, é recomendada a limpeza dos cílios.

Catarata

Doença que turva gradativamente a visão. É comum nas pessoas mais idosas, mas também pode ocorrer em crianças e jovens.

Seja qual for a causa ( trauma, congênita ou senil), o cristalino se torna opaco, impossibilitando a passagem de luz e consequentemente, diminui a visão e até provocar a cegueira. Não há tratamento clínico, apenas cirúrgico. Ele consiste na introdução de uma LIO, que fará o papel do cristalino, devolvendo a visão do paciente em mais de 90% dos casos.

Ceratocone

Desenvolvimento anormal de ambas as córneas, que apresentam formas cônicas, principalmente nas partes centrais, desenvolvendo-se sem sintomas de inflamação. Terapias: uso de óculos com lentes fortemente tóricas, lentes de contato rígidas, perfurações no ápice corneano, enxertos de camada na córnea, transplantes são indicados quando a acuidade visual com lente de contato está menor a ponto de interferir nas atividades normais do indivíduo.

Ceratoprótese

É indicada em casos de alterações cicatriciais severas com perda total dos fórnices e vascularização profunda. Embora a ceratoplastia penetrante tenha pequena chance de sucesso, a ceratoprótese pede significar a única esperança de visão útil em pacientes com doença bilateral.

Conjuntivite

A conjuntivite é uma inflamação da conjuntiva ocular, membrana transparente e fina que reveste a parte da frente do globo ocular (o branco dos olhos) e o interior das pálpebras.

Causa mais comum: penetração de um corpo estranho ou poeira excessiva, a irritação resultante provoca aumento de secreção e afluxo de sangue( traz células de defesa), além de corpos estranhos, certos microrganismos (bactérias/vírus), poderão também produzir efeitos semelhantes. Outros fatores: defeitos de visão, deficiências de iluminação, esforço prolongado e excessivo da visão e alergias.

Degeneração senil da mácula

A região central da retina, a mácula pode degenerar com o envelhecimento, prejudicando a visão central. Pesquisas indicam que a excessiva exposição ao sol favorece seu aparecimento. Ainda não existe um tratamento eficaz, busca-se por novos tratamentos que preservem as células sadias.

Descolamento de retina

Ocorre quando a retina sofre uma perfuração permitindo a infiltração do humor vítreo (líquido que preenche o globo ocular), ou pessoas com diabetes, devido a fragilidade capilar, rompendo e ocorrendo hemorragias. Em consequência a estes fatores, ela começa a se deslocar, separando-se da camada chamada coróide, que lhe fornece nutrientes. O tratamento é cirúrgico e deve ser realizado antes que o descolamento de retina atinja a mácula, região central da retina, tornando a cegueira irreversível.

Glaucoma

Doença causada pelo aumento da PRESSÃO INTRAOCULAR, resultante do acúmulo de humor aquoso, líquido que preenche o espaço entre a córnea , o cristalino e a íris. Por causas desconhecidas ocorre uma produção excessiva desse líquido ou uma diminuição dos orifícios por onde ele escoa. Com o aumento da pressão , surgem danos irreversíveis no nervo óptico. É uma doença indolor que vai diminuindo a visão periférica até provocar cegueira irreversível. Se descoberta a tempo, pode ser controlada com remédios que inibem a produção do líquido, ou por uma cirurgia que abre orifícios para seu escoamento.

Moscas Volantes

São pequenos pontos ou manchas que muitas pessoas costumam ver no seu campo de visão. Na verdade, essas manchas são opacificações na gelatina que preenche grande parte do olho, conhecida por vitreo. Embora pareçam estar à frente do olho, as Moscas Volantes que surgem em nossa visão, principalmente quando olhamos para um campo de cor uniforme como uma parede ou para o céu, estão flutuando inteiramente no olho e provocam uma sombra na retina, a parte sensível à luz, no fundo do olho.

Olho seco

O filme lacrimal rompe-se prematuramente, deixando o epitélio (conjuntiva e córnea) exposto à atmosfera. Causas diversas: produção insuficiente das glândulas lacrimais, evaporação excessiva de lágrimas, etc.

Pterígio

Caracterizado por uma "pelezinha" na superfície do olho, que cresce do canto para o meio, sobre a córnea. É causado em parte, pela luz do sol, poeira ou vento. Correção cirúrgica antes que alcance a pupila, podendo também estacionar sem a necessidade de cirurgia.

Terçol (Hordeolo)

Mais frequente e mais conhecida afecção das glândulas localizadas na parte interna da pálpebra, produzida por microrganismos (estafilococos). Apresenta-se como um abcesso vermelho, intensamente doloroso, com pus em seu interior.

Tracoma

Forma de conjuntivite crônica, não tão comum. Costuma durar meses, ou até anos, e se não for tratado a tempo, pode provocar a cegueira. Transmissão: contato direto com pessoa contaminada, por objetos infectados ou ainda por moscas.

Uveíte

O olho é formado por três camadas que envolvem a sua cavidade central. A camada mais externa é chamada esclera (a parte branca do olho). A camada mais interna é a retina (que é sensível à luz e transmite as imagens ao nervo ótico). A camada do meio é chamada úveo, do grego, uva. Tem esse nome, por assemelhar-se a uma uva descascada. A úvea possui muitos vasos sanguíneos e é responsável pela nutrição do olho. Quando a úvea sofre uma inflamação, diz-se que há uma uveíte. Uma vez que a úvea está em contato com muitas partes importantes do olho, sua inflamação pode provocar problemas de córnea, na retina ou na esclera. É, portanto, um grande risco para sua visão.