Cirurgia de Implante

Procedimento

Como é o procedimento cirúrgico?

A cirurgia é realizada em bloco cirúrgico com todos os cuidados de assepsia. A anestesia é tópica, feita com colírio anestésico. Após a assepsia da área cirúrgica, que compreende a região dos olhos, nariz e fronte, o rosto é coberto por um campo cirúrgico estéril que tem por finalidade proteger e evitar contaminação. O procedimento é absolutamente indolor e demora cerca de 10 minutos. O uso de colírios antibióticos e antiinflamatórios possibilita um pós-operatório mais confortável e seguro. Com três dias, o paciente pode retornar às atividades normais.

Riscos

Quais são os riscos da Cirurgia?

São mínimos. Como qualquer cirurgia, pode ocorrer infecção. Neste caso, o Keraring deverá ser removido. Não há perigo de rejeição. A cirurgia não impede ou prejudica o transplante de córnea. As complicações são mínimas e, o mais importante, reversíveis, isto é, pode-se remover o Keraring, e a córnea voltará às medidas originais.

Recuperação

Como é a recuperação da visão após a cirurgia?

A reabilitação visual é rápida. No dia seguinte, a visão já esta melhor, com estabilização a partir do terceiro mês. É normal, neste período, haver flutuação na visão. Geralmente, na parte da manhã, o paciente está enxergando bem, porém, no decorrer do dia, sua visão pode apresentar um leve embaçamento. Como não se trata de uma cirurgia estética, pode ser necessária a utilização de óculos ou lentes de contato para complementar a correção. Entretanto, a visão pode estar boa, mesmo que haja grau residual.

Preparo

Preparo para cirurgia

No dia da cirurgia: dieta livre. É aconselhável tomar banho e lavar os cabelos. O paciente deve dirigir-se à Clínica com 30 minutos de antecedência da hora marcada para a cirurgia. Antes de entrar para o bloco cirúrgico, deverá trocar a roupa por outra apropriada. Algumas gotas de colírio anestésico serão ministradas em intervalos regulares até o momento da cirurgia.

Orientações

Para o Pós-Operatório

1 - Sintomas normais no pós-operatório imediato
Dor, lacrimejamento, fotofobia (aversão à luz) e olho vermelho. Entretanto, o aparecimento tardio destes sintomas é anormal e deverá ser comunicado ao médico, imediatamente. Em caso de dúvida, entre em contato com a Clínica.

2- Medicamentos a serem utilizados após a cirurgia

Medicamentos No dia da Cirurgia Do 2º ao 7º dia Do 8º ao 30º dia
Acular Pingar 1 gota de 15/15 min. nas 3 primeiras h.
Zymar Pingar 1 gota de 1/1h, a partir da 4ª h até as 23h. Pingar 1 gota de 4/4 h, até as 23h. Pingar 1 gota de 8/8 h.
Tylenol 750ml Tomar 1 cp. de 8/8 h, se houver dor.
Biamotil D   Pingar 1 gota de 4/4 h.
Fresh Tears   Pingar 1 gota de 4/4 h. Pingar 1 gota de 4/4 h.

(*) Atenção: Deve ser dado um intervalo mínimo de 15 minutos entre a aplicação deste colírio e o uso dos demais.

Você vai precisar de:

• Micropore - Adesivo para prencer a concha
  • Gaze esterilizada e soro fisiológico - para assepsia dos olhos
  • Sabonete Soapex líquido ou cremoso - para limpeza das mãos e concha
  • Papel toalha e lenços descartáveis

3- Cuidados para evitar contaminação

Os cuidados para evitar a contaminação deverão ser observados por 30 dias. Estão proibidos: banho de imersão (piscina, praia, banheira), sauna, prática de atividades físicas, coçar os olhos e maquiagem. Os banhos devem ser tomados do pescoço para baixo e os cabelos devem ser lavados no cabeleleiro, tomando o cuidado de não deixar cair água no olho.

A limpeza do olho é feita com soro fisiológico e gaze esterelizada, de forma delicada, para que não ocorram traumas. É importante que o paciente lave bem as mãos com sabonete Doapex líquido e as seque com toalhas descartáveis, antes de fazer a higiene do rosto e de pingar os colírios.

Lugares tumultuados devem ser evitados nestes 30 dias. O oclusor de acrílico deve ser usado por 30 dias somente para dormir (para evitar que o paciente coce o olho acidentalmente), devendo ser lavado diariamente com Soapex.

O paciente deve dormir do lado contrário ao operado.

O conta-gotas do colírio não deve tocar a pele.

4- Revisões programadas

As revisões são iniciadas no dia seguinte à cirurgia e continuam posteriormente no 1º, 3º, 6º e 12º mês. Se optar por fazer o acompanhamento com outro médico, pedimos que nos envie topografias corneanas relativas a estes períodos.