Amigdalite / Tonsilite
É uma inflamação nas tonsilas (popularmente chamadas de amígdalas), que pode ter diversas origens, como uma infecção por estreptococos ou uma infecção viral.
Quando bacteriana poderá haver uma inflamação das tonsilas e a formação de placas de pus nas mesmas.
Cerúmen
É uma secreção de cera proveniente das glândulas sebáceas que se encontram situadas no canal auditivo externo, denominado de meato acústico externo é produzido em pequenas quantidade, e sai espontâneamente.
Têm função antimicrobiana, decorre do seu pH ser levemente ácido, eliminando grande parte das bactérias aeróbicas.
Epistaxe
É a urgência mais frequente, definida como qualquer sangramento proveniente da mucosa nasal. Apenas 6% dos casos necessitam de intervenção para conter o sangramento.
Hiperacusia
Se refere a uma hipersensibilidade a certas faixas de som. Uma pessoa com hiperacusia tem dificuldade em tolerar os sons do dia-a-dia.
Mastoidite
É uma infecção bacteriana localizada no processo mastóide, o osso proeminente situado atrás da orelha.
Comumente, este distúrbio ocorre quando uma otite média aguda não tratada ou tratada de modo inadequado dissemina-se do ouvido médio até o osso circunjacente.
Otite Externa
É uma inflamação da orelha externa e do canal auditivo.
Otite Média
É uma inflamação do ouvido médio: o espaço atrás da membrana timpânica.
A otite média é muito comum na infância, e possui condições agudas e crônicas; todas envolvendo inflamação da membrana timpânica e geralmente associadas com o aparecimento de fluido no espaço atrás do tímpano, o ouvido médio.
Síndrome de Ménière
É um complexo de sintomas de etiologia desconhecida que podem afetar a audição e o equilíbrio.
É caracterizada por surdez, zumbido e vertigem, iniciando-se geralmente na meia-idade e, quando não tratada, persiste indefinidamente com períodos ocasionais de remissão.
Sinusite
É uma inflamação dos seios paranasais, geralmente associada a um processo infeccioso.
Os seios paranasais são formados por um grupo de cavidades aeradas que se abrem dentro do nariz e se desenvolvem nos ossos da face.
Vertigem
É um sintoma no qual a pessoa tem a sensação de uma tontura rotatória, podendo causar náuseas, vômitos, ilusão de movimento, etc.
Existem dois tipos de vertigem: Central e Periférica.
Zumbido ou Tinido
É uma sensação auditiva cuja fonte não advém de estímulo externo ao organismo.
Ele pode ser causado por exposição prolongada a sons acima do volume limite para a saúde humana, 105 decibeís (acima do qual é possivel causar dano permanente na audição) e ainda outros problemas, como de circulação.