Rinoplastia

CIRÚRGICOS

A RINOSSEPTOPLASTIA serve para a correção das deformidades nasais modificando a aparência geral do nariz, o formato (nariz achatado, globosa) e tamanho (rinoplastia redutora para correção da giba nasal, ou de aumento para nariz infantil ou achatado em sela) ,além de corrigir o septo,melhorando assim a respiração nasal,.A rinosseptoplastia  preserva a  função e harmoniza a aparência externa do nariz. Assim a cirurgia visa trazer harmonia ao nariz em relação à face, levando em conta sempre o aspecto FUNCIONAL aliado ao ESTÉTICO. Para isso no mesmo momento deve-se corrigir septo e conchas nasais, quando indicado, pois do contrário após a rinoplastia, você tem um nariz bonito, mas que não respira. Um estudo prévio deve ser realizado para avaliar melhor o futuro resultado e analisamos as expectativas do pacientes em relação à cirurgia, salientando que o nariz deve combinar com a face do paciente e não de um modelo previamente idealizado.

ESCOLHA DO PROFISSIONAL:

A consulta prévia é muito importante para o resultado, pois neste momento são discutidas as expectativas do paciente, se podem ou não, serem alcançadas de acordo com anatomia de cada um, assim como orientações pré e pós-operatórias são enfatizadas para um resultado favorável. O grande medo do paciente é de como pode ficar o resultado final, por isso a escolha do profissional, o estudo fotográfico, seguimento das orientações e a segurança e confiabilidade são fatores determinantes. Jamais a escolha deve ser baseada por preço, você não está comprando um produto e sim um serviço que deve ser realizado por uma equipe em que represente segurança, experiência, conhecimento técnico e principalmente uma ótima relação-médico-paciente.

PREPARO:

Análise fotográfica, exames pré-operatórios, suspensão de fórmulas, e derivados de aspirina e outros medicamentos que ponham em risco a cirurgia. Antialérgico tópico quando necessário. Um dia antes, medicamento injetável para evitar muito edema. Arnica nem sempre é útil. Por isso antes da cirurgia, todas as dúvidas devem ser elucidadas na consulta, e todos os medicamentos de uso contínuo informados.

ANESTESIA:

Geralmente local com sedação, em raros casos optamos pela anestesia geral dependendo do perfil do paciente e cirurgias associadas ou não.
Existem dois tipos de acesso cirúrgico: intranasal, que esconde a cicatriz internamente (rinoplastia  fechada),para alguns tipos de nariz,e rinoplastia aberta,aonde há um pequeno corte na columela do nariz,que fica imperceptível com o tempo.

Adenoamigdalectomia :é a cirurgia mais conhecida da otorrinolaringologia. É a retirada das amígdalas,algumas vezes das adenoides,com o objetivo de melhorar o sono,diminuir a incidência de infecções e mau hálito.
Bichectomia - lipectomia jugal Alguns pacientes têm uma face arredondada, em parte, pela presença de volumosas bolsas de gordura bucal, ou a chamada Bola de Bichat.  Este depósito de gordura, que todos os seres humanos possuem na face, na região das bochechas, localiza-se entre os músculos da mastigação e serve  para lubrificar a interposição destes músculos e preencher o espaço das bochechas na face. Na infância elas são mais pronunciadas, e a medida que envelhecemos vão se atrofiando.
A Bichectomia é o procedimento cirúrgico que visa diminuir a bola de Bichat para proporcionar um contorno facial mais suave e é bem indicada em pacientes bem selecionados. Esta cirurgia ganhou mais evidência atualmente, pelo fato de muitas atrizes buscarem ressaltar a maçã do rosto, ganhando assim um visual esteticamente mais harmonioso e sensual.
Nem todo paciente que tenha o ”rosto redondo” irá se beneficiar com esta cirurgia. Apenas um profissional poderá consultar e avaliar cada caso. Quando realizada de forma conservadora por um cirurgião de ampla experiência, resultados favoráveis serão alcançados.

Correção lóbulo da orelha- Lobuloplastia     quando há correção do furo da orelha ,ou do próprio lóbulo,como no caso de alargadores de orelha

Septoplastia: Cirurgia nasal funcional

A septoplastia com ou sem turbinectomia (cirurgia dos cornetos nasais) é uma das cirurgias mais freqüentemente realizadas na otorrinolaringologia. O grande avanço desta cirurgia foi a técnica menos traumática com cansequente não uso dos tampões intra nasais. no pós–operatório. Com a correção do desvio septal e abordagem nos cornetos, obtém-se melhora da respiração, incrementando a qualidade de vida, pois há melhora do sono e da obstrução nasal.
O septo nasal é a estrutura osteocartilaginosa que separa a cavidade nasal.. Aproximadamente 80% da população apresenta desvio do septo nasal. Isto ocorre devido à variação individual anatômica ou trauma nasal prévio. Embora muitas vezes assintomático, em algumas situações mesmo um pequeno desvio pode afetar a respiração do indivíduo ou mesmo bloquear a drenagem dos seios da face em direção ao nariz. Quando a septo obstrui a saída de líquido do seio da face, pode dificultar o esvaziamento do mesmo resultando em sinusite. Sintomas comuns de desvio de septo incluem: dificuldade para respirar por um lado do nariz, sangramento nasal, dor facial, dor de cabeça, obstrução de uma ou duas narinas, respiração com barulho, congestão nasal, entre outros.
Devo ser submetido a cirurgia nasal?
Procure perceber os seguintes fatores: a maior parte do tempo apresenta respiração bucal, mesmo com tratamento clinico; respiração nasal comprometida  mesmo sem estar resfriado; cefaléia; sinusite recorrente; distúrbios do sono; amigdalite ou faringite recorrente. São sinais de que algo está errado e deve consultar um otorrinolaringologista para melhor avaliação.

NÃO CIRÚRGICOS

Preenchimentos O preenchimento cutâneo é uma técnica utilizada para a correção de sulcos, rugas e cicatrizes. Consiste na injeção de substâncias sob a área a ser tratada elevando-a e diminuindo a sua profundidade, e trazendo melhora do aspecto.

Uma das substâncias mais utilizadas é o ácido hialurônico, que naturalmente está presente sob a derme e que com o passar dos anos vai diminuindo sua quantidade. O ácido hialurônico é responsável pela fixação da água em diversos níveis da pele.

Vale lembrar que preenchimento é diferente de toxina botulínica (Botoxª). O preenchimento trata as rugas, ou vincos, estáticas. Já a toxina (Botoxª) trata as rugas dinâmicas, ou seja, aquelas responsáveis pelas expressões faciais contínuas como os “pés-de-galinha”, rugas da testa e aquelas entre as sobrancelhas.

A técnica pode ser realizada no consultório, sendo um procedimento rápido. Sugere-se o uso prévio, cerca de 30 minutos antes, por parte do paciente, de cremes anestésicos para atenuar a sensação da picada da agulha.

Aí então se faz um bloqueio anestésico, semelhante ao feito pelos dentistas, nas áreas mais sensíveis como os lábios. O paciente pode voltar às suas atividades diárias logo após o procedimento, seguindo orientações médicas. Leve edema e rubor podem ocorrer na área tratada e leva 24h para desaparecer. Pequenas equimoses também podem surgir e levam, em média, 72h para desaparecerem.

  • Restylane,
  • Emerval
  • Botox
  • Rinoplastia sem cortes
  • Sculptra